Informação sobre tabaco. Aconselhamento e apoio para deixar de fumar.
publicado por InfoTabaco | Sexta-feira, 29 Maio , 2009, 18:28

Posso parar de fumar sem tomar medicação?

Desde já agradecemos a sua pergunta e felicitamo-la pelo facto de querer deixar de fumar!

Deixar de fumar não é fácil, porém não é impossível.

Associado ao acto de fumar estão alguns comportamentos que se instalaram e fazem apelo ao consumo. Por isso, deixar de fumar não passará apenas por não usar o cigarro mas, também, por uma mudança de comportamentos paralelos.

 

Destacamos, entre várias, duas condições essenciais para que uma tentativa cumpra o seu objectivo. Mais do que o querer, a motivação que a sustenta deve ser avaliada. Por outro lado, uma preparação antecipada ao dia em que escolhe para parar de fumar é fundamental para uma ter consciência das dificuldades associadas a esta mudança e definição de estratégias para lidar com essas dificuldades.

Deixar de fumar pode implicar inicialmente (primeiros 15 a 30 dias) o aparecimento de alguns sintomas (ansiedade, sentimentos de irritação, frustração, impaciência, insónia,...) que se podem fazer sentir com alguma intensidade.  Depois dos dias iniciais e das primeiras semanas estas dificuldades  tendem a diminuir até à sua total anulação.

Marque uma data para deixar de fumar e até lá prepare-se para essa mudança. Esta data deverá corresponder a um momento tranquilo da sua vida ou ser um dia especial para si, ou caso não se aproxime nenhum dia especial o dia que escolher poderá passar a ser especial.  

Se já fez algumas tentativas para deixar de fumar, aceite cada uma delas como uma aprendizagem. O que a levou a fumar depois de estar sem fumar? Reflicta sobre qual é a importância do cigarro  na sua vida, qual é o papel dele? O que é que o cigarro lhe dá para que continue a fumar?  Quando fuma mais? E por outro lado  analise os momentos em que fuma menos, como o consegue? O que fez, o que a ajudou a estar  sem fumar? Reflicta sobre as vantagens e desvantagens enquanto fumadora e não fumadora e pense no que de pior pode acontecer se deixar de fumar. Estas reflexões vão ajudá-la a antecipar as dificuldades e a prevenir-se face a elas.

Distinga quais os cigarros que são, para si, mais difíceis de não fumar e avalie em que circunstâncias recorre mais ao tabaco. Contradizer as associações momento-cigarro, contexto-cigarro pode ser uma ajuda, por exemplo: se fuma com a mão direita passe a fazê-lo com a mão esquerda ou se fuma após tomar café, inverta a situação, fume primeiro.

A partir da data a que se determinou deixar de fumar será importante não fumar mais. Pense que cada dia é um dia e viva um de cada vez. Em cada dia, diga para si mesma que não vai fumar, não porque não pode mas porque não quer. E em cada dia faça um novo contrato consigo mesma pensando: Só por hoje não vou fumar.

Uma alimentação equilibrada (mais legumes, fruta e água) e a actividade física não devem ser dispensadas. As pastilhas, rebuçados sem açúcar ou um copo de água bebido em pequenos goles podem substituir, numa primeira fase, o cigarro que não quer fumar.

Boa sorte na sua tentativa e felicidades.

 

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