Informação sobre tabaco. Aconselhamento e apoio para deixar de fumar.
publicado por InfoTabaco | Segunda-feira, 08 Junho , 2009, 18:40

Sou um dos muitos fumadores que fuma um maço por dia e gostava muito deixar de fumar; será que me podem ajudar? Obrigado.

Antes de mais, uma observação sobre o que escreveu: É verdade que fumam muitas pessoas (quando se trata de algo tão perigoso, poucos são sempre muitos), mas a quantidade de pessoas a deixar de fumar tem aumentado muito e estima-se que menos de 20% dos portugueses fuma.

Sobre a sua pergunta: Já alguma vez tentou deixar de fumar? Quanto tempo conseguiu estar sem fumar? O que ajudou a que isso fosse possível? Vale a pena lembrar-se da sua tentativa anterior e "olhar" para ela como uma aprendizagem para se preparar melhor para a próxima.
Realmente nas primeiras semanas após ter fumado o último cigarro, é possível que sinta com alguma intensidade sintomas de abstinência de nicotina (sobretudo se o seu nível de dependência física for elevado). Esses sintomas podem ser, irritabilidade, impaciência, ansiedade, insónia, aumento do apetite, muita vontade de fumar... Os primeiros 3/ 4 dias são geralmente os mais críticos. Estes sintomas surgem porque declarou guerra à nicotina e o seu organismo reage à falta dela.
A utilização de adesivos (selos) e/ou pastilhas pode dar uma boa ajuda para aliviar estes sintomas.  Esta medicação deve ser iniciada quando já não está a fumar e para maior eficácia devem ser seguidas todas as recomendações sobre a sua utilização.
Para além disso, é importante que arranje outras estratégias para lidar com a ansiedade como por exemplo: beber muita água (2l por dia), sobretudo fora das refeições e pausadamente (em pequenos goles), realizar actividade física (Ex: caminhada diária de 20 a 30 minutos), mascar uma pastilha sem açúcar sempre que tiver vontade de fumar; conversar com alguém; fazer alguma coisa que realmente lhe dê prazer e a ajude a distrair-se da vontade de fumar.
É importante a procura de ajuda e para tal poderá falar com o seu médico, farmacêutico e/ou ir a uma consulta especializada para deixar de fumar (existem em várias localidades do nosso país) e claro pedir apoio à pessoas próximas.  
Desejamos muita força e determinação para esta sua caminhada!

 

Para mais informações e/ou aconselhamento pode ligar para a Linha SOS - Deixar de Fumar (808 20 88 88- dias úteis das 13h às 21h).
 


o Infotabaco
o Infotabaco é um espaço desenvolvido pela Linha SOS Deixar de Fumar um serviço do Instituto Nacional de Cardiologia Preventiva.
Linha SOS – Deixar de Fumar 808 20 88 88
- Informação sobre tabaco.
- Aconselhamento e Apoio para Deixar de Fumar.
- Funciona nos dias úteis das 13h às 21h.
questões
O Infotabaco também é um espaço onde pode colocar as suas questões sobre tabagismo. Se quiser que a sua questão e respectiva resposta sejam publicadas neste blog deve referi-lo expressamente. Caso contrário responderemos por email.
Envie a sua questão
formação
Deixar de Fumar sem Engordar (INCP) - Seminário Gratuito com inscrição obrigatória
Instituto Nacional de Cardiologia Preventiva, Lisboa
16 de Dezembro de 2009, 15.00, inscrições limitadas a 15 pessoas (geral@incp.pt)
pesquisar neste blog
 
blogs SAPO