Informação sobre tabaco. Aconselhamento e apoio para deixar de fumar.
publicado por InfoTabaco | Segunda-feira, 15 Junho , 2009, 20:39

Pretendo deixar de fumar e gostaria de saber se os pensos que se vendem nas farmácias à base de nicotina são bons para deixar de fumar? Maria, 34 anos

Maria, em 1º lugar felicitamo-la por pretender deixar de fumar. De facto, deixar de fumar, não é fácil. No entanto, terá inúmeras vantagens e benefícios em deixar de fumar, que irão reflectir-se na sua saúde, mas também, na dos que a rodeiam. 

De facto, os adesivos de nicotina são eficazes em fumadores motivados para deixar de fumar e que realmente sentem a necessidade de nicotina.  

A terapêutica de substituição de nicotina (TSN) pode aumentar a probabilidade de sucesso, caso seja, utilizada de acordo com as recomendações do médico ou do farmacêutico, e segundo as normas de utilização. Algumas pessoas queixam-se que a TSN não surtiu efeito e que voltaram novamente a fumar, mas muitas vezes isso sucede, porque não cumpriram correctamente a toma destes produtos. 

Existem fumadores que conseguem deixar de fumar espontaneamente, outros que necessitam de recorrer a terapêutica de substituição de nicotina (de venda livre) ou a comprimidos sem nicotina (de prescrição médica) para deixarem de fumar.  

De facto, alguns fumadores, quando deixam de fumar ou reduzem o número de cigarros a que estavam habituados, sentem sintomas de privação associados à falta de nicotina no seu organismo. Outros fumadores referem não sentir sintoma algum. A terapêutica de substituição de nicotina ajuda a reduzir os sintomas de abstinência, e para disso, não contêm os outros produtos tóxicos libertados pelo fumo do cigarro, ajudando gradualmente, o fumador a deixar de fumar. 

No entanto, aproveitamos para lhe referir que, para além dos adesivos, existem outros produtos nicotínicos que a poderão ajudar a deixar de fumar, tais como, pastilhas, gomas, comprimidos sublinguais, etc. Poderá informar-se melhor acerca da gama de produtos existente, junto do seu farmacêutico ou médico de família. 

Recordamos, que a motivação, é muito importante e que uma boa preparação serão passos fundamentais para o sucesso da sua tentativa para deixar de fumar. 

Pode ligar para a Linha SOS – Deixar de Fumar, e poderemos apoiá-la no seu percurso para deixar de fumar, assim como, esclarecer algumas dúvidas que tenha. Se sentir muita vontade em fumar, também, nos poderá contactar, e desta forma, distanciar-se-á desse pensamento. 

Poderemos, também, enviar-lhe alguns materiais que lhe poderão ser úteis, nomeadamente, um guia, estratégias e dicas para a ajudar a preparar-se para deixar de fumar. Para isso, basta que entre em contacto connosco e nos solicite esse material. O envio destes materiais é gratuito. 

Temos também, a funcionar um programa para ajudar as pessoas a deixarem de fumar. Trata-se do “Programa Proactivo”, constituído por 6 sessões (telefónicas e alguns sms). Para integrar este programa, é necessário que o fumador cumpra alguns critérios de inclusão considerados necessários, tais como, ter mais de 18 anos, concordar ter o nosso apoio, aceitar consultar um médico ou o seu médico de família, como preferir, e marcar um dia D (dia para parar de fumar). Se quiser obter mais informações sobre este programa, ou sentir-se preparada para integrá-lo, basta ligar para a nossa linha. O custo do programa resume-se ao valor das chamadas que efectuar. No entanto, o esforço compensará, se conseguir deixar de fumar! 

Reveja as motivações que a levam a querer deixar de fumar, e concentre-se nessas razões sempre que tiver vontade de fumar.  
 

Um abraço solidário,

Votos de sucesso!

 

Para mais informações e/ou aconselhamento pode ligar para a Linha SOS - Deixar de Fumar (808 20 88 88- dias úteis das 13h às 21h).


o Infotabaco
o Infotabaco é um espaço desenvolvido pela Linha SOS Deixar de Fumar um serviço do Instituto Nacional de Cardiologia Preventiva.
Linha SOS – Deixar de Fumar 808 20 88 88
- Informação sobre tabaco.
- Aconselhamento e Apoio para Deixar de Fumar.
- Funciona nos dias úteis das 13h às 21h.
questões
O Infotabaco também é um espaço onde pode colocar as suas questões sobre tabagismo. Se quiser que a sua questão e respectiva resposta sejam publicadas neste blog deve referi-lo expressamente. Caso contrário responderemos por email.
Envie a sua questão
formação
Deixar de Fumar sem Engordar (INCP) - Seminário Gratuito com inscrição obrigatória
Instituto Nacional de Cardiologia Preventiva, Lisboa
16 de Dezembro de 2009, 15.00, inscrições limitadas a 15 pessoas (geral@incp.pt)
pesquisar neste blog
 
blogs SAPO