Informação sobre tabaco. Aconselhamento e apoio para deixar de fumar.
publicado por InfoTabaco | Terça-feira, 15 Dezembro , 2009, 12:03

Eu sou fumador acerca de 11 anos, e quero deixar mas os medicamentos são bastante caros. Pergunto: "Se o tabaco é uma questão de saúde pública então porque o Governo não comparticipa esses fármacos a 100%? E para onde são canalizados os impostos sobre o tabaco?" É de facto uma tremenda demagogia política e institucional, até porque o tabaco e o álcool deviam ser proibidos e serem considerados "drogas duras" porque é, para muitos, uma enorme dificuldade em deixar de consumir as chamadas "drogas aceites". Nuno

 

Percebemos a sua indignação perante a não comparticipação pelo estado nos medicamentos para ajudar a deixar de fumar. Realmente para a maioria das pessoas é difícil deixar de fumar e a utilização desse tipo de ajudas é importante. Mas o Estado e as suas políticas não devem servir como desculpa para o Nuno continuar a fumar…

No que se refere ao custo dos medicamentos, propomos que contabilize o dinheiro gasto em tabaco durante algum tempo e verá que é menos que aquele que gastaria nos ditos medicamentos. Deixar de fumar é pois um óptimo investimento a todos os níveis – além do dinheiro que poupa, mais importante são os benefícios para a sua saúde e bem-estar. Será que vale a pena esperar que os medicamentos sejam comparticipados para dar esse passo tão importante para si?

Se quiser deixar de fumar pode procurar ajuda junto do seu médico ou recorrer a uma consulta de cessação tabágica. Para além do uso de medicamentos para deixar de fumar a preparação para o fazer e o encontrar estratégias para lidar com os momentos mais difíceis/mudar rotinas são aspectos também muito importantes de uma tentativa para deixar de fumar bem sucedida.

 

Para mais informações e/ou aconselhamento pode ligar para a Linha SOS - Deixar de Fumar (808 20 88 88- dias úteis das 13h às 21h).


o Infotabaco
o Infotabaco é um espaço desenvolvido pela Linha SOS Deixar de Fumar um serviço do Instituto Nacional de Cardiologia Preventiva.
Linha SOS – Deixar de Fumar 808 20 88 88
- Informação sobre tabaco.
- Aconselhamento e Apoio para Deixar de Fumar.
- Funciona nos dias úteis das 13h às 21h.
questões
O Infotabaco também é um espaço onde pode colocar as suas questões sobre tabagismo. Se quiser que a sua questão e respectiva resposta sejam publicadas neste blog deve referi-lo expressamente. Caso contrário responderemos por email.
Envie a sua questão
formação
Deixar de Fumar sem Engordar (INCP) - Seminário Gratuito com inscrição obrigatória
Instituto Nacional de Cardiologia Preventiva, Lisboa
16 de Dezembro de 2009, 15.00, inscrições limitadas a 15 pessoas (geral@incp.pt)
pesquisar neste blog
 
blogs SAPO