Informação sobre tabaco. Aconselhamento e apoio para deixar de fumar.
publicado por InfoTabaco | Sexta-feira, 05 Dezembro , 2008, 10:08

A Organização Mundial de Saúde garante que o tabagismo é a principal causa de doença e morte evitável em todo o mundo. As doenças provocadas pelo tabaco são anualmente responsáveis pela morte de cerca de cinco milhões de pessoas, um número que deverá duplicar em 2030 se a epidemia não for travada.

Em Portugal, mais de 1,8 milhões de portugueses são fumadores, de acordo com o último Inquérito Nacional de Saúde, realizado em 2005/2006 pelo Instituto Ricardo Jorge e Instituto Nacional de Estatística.
Um estudo realizado recentemente por Lourdes Barradas, do Instituto Português de Oncologia de Coimbra, revela que apenas sete por cento dos fumadores que tentam deixar de fumar sem ajuda médica se mantém abstinentes ao fim de um ano. Nas consultas de cessação tabágica, um quarto dos fumadores consegue deixar de fumar.

 


o Infotabaco
o Infotabaco é um espaço desenvolvido pela Linha SOS Deixar de Fumar um serviço do Instituto Nacional de Cardiologia Preventiva.
Linha SOS – Deixar de Fumar 808 20 88 88
- Informação sobre tabaco.
- Aconselhamento e Apoio para Deixar de Fumar.
- Funciona nos dias úteis das 13h às 21h.
questões
O Infotabaco também é um espaço onde pode colocar as suas questões sobre tabagismo. Se quiser que a sua questão e respectiva resposta sejam publicadas neste blog deve referi-lo expressamente. Caso contrário responderemos por email.
Envie a sua questão
formação
Deixar de Fumar sem Engordar (INCP) - Seminário Gratuito com inscrição obrigatória
Instituto Nacional de Cardiologia Preventiva, Lisboa
16 de Dezembro de 2009, 15.00, inscrições limitadas a 15 pessoas (geral@incp.pt)
pesquisar neste blog
 
blogs SAPO