Informação sobre tabaco. Aconselhamento e apoio para deixar de fumar.
publicado por InfoTabaco | Quinta-feira, 01 Janeiro , 2009, 00:50

Como fazer quando tenho ressaca de fumar? Deixei de fumar há 4 meses. Fernando

 

Caro Fernando,

 

Queremos felicitá-lo por estar sem fumar há 4 meses, muitos parabéns!
A dependência criada pela nicotina, tanto a nível físico, como psicológico e comportamental é muito forte e é normal o desejo de fumar mesmo quando já não se fuma há meses. Por isso, é importante ter um acompanhamento profissional e antecipar as situações em que podem ocorrer recaídas!

 

 

Os riscos de recaída podem diminuir:
- com a sua motivação para não fumar mais,
- com o apoio da sua família/amigos/colegas que o pode ajudar a manter-se livre do tabaco,
- antecipando as situações de risco de recaída (por exemplo encontros com amigos que fumam) e as alternativas para lidar com essas situações,
- com a qualidade do seu tratamento, incluindo uma terapêutica de substituição da nicotina adequada para si, se for caso disso, sempre com acompanhamento de um profissional de saúde.

A sensação de falta de nicotina persiste frequentemente cerca de 2 a 6 meses. É por isso, que os tratamentos de substituição de nicotina (adesivos, pastilhas, comprimidos) podem durar de 2 a 6 meses.

No entanto, voltar a fumar um cigarro pode conduzir muito rapidamente à dependência mesmo que se tenha deixado de fumar há já algum tempo.

Para o ajudar a continuar sem fumar nas melhores condições, propomos enviar-lhe um guia prático de ajuda para deixar de fumar. Sugerimos-lhe também que consultar um profissional de saúde com experiência nesta área e poderemos dar-lhe contactos de consultas para deixar de fumar se nos telefonar para o 808 20 88 88 nos dias úteis entre as 13h e as 21h.

 

Desejamos-lhe sucesso nesta tarefa tão importante para a sua saúde e bem-estar.


Para mais informações e/ou aconselhamento pode ligar para a Linha SOS - Deixar de Fumar (808 20 88 88- dias úteis das 13h às 21h)


o Infotabaco
o Infotabaco é um espaço desenvolvido pela Linha SOS Deixar de Fumar um serviço do Instituto Nacional de Cardiologia Preventiva.
Linha SOS – Deixar de Fumar 808 20 88 88
- Informação sobre tabaco.
- Aconselhamento e Apoio para Deixar de Fumar.
- Funciona nos dias úteis das 13h às 21h.
questões
O Infotabaco também é um espaço onde pode colocar as suas questões sobre tabagismo. Se quiser que a sua questão e respectiva resposta sejam publicadas neste blog deve referi-lo expressamente. Caso contrário responderemos por email.
Envie a sua questão
formação
Deixar de Fumar sem Engordar (INCP) - Seminário Gratuito com inscrição obrigatória
Instituto Nacional de Cardiologia Preventiva, Lisboa
16 de Dezembro de 2009, 15.00, inscrições limitadas a 15 pessoas (geral@incp.pt)
pesquisar neste blog
 
blogs SAPO