Informação sobre tabaco. Aconselhamento e apoio para deixar de fumar.
publicado por InfoTabaco | Segunda-feira, 19 Janeiro , 2009, 08:10

A Direcção-Geral da Saúde apresentou no dia 31 de Dezembro um estudo que tem como principal finalidade avaliar o primeiro ano de implementação da nova Lei do Tabaco (Lei 37/2007, de 14 de Agosto). Entre as várias medidas contempladas nesta Lei, a mais discutida é a proibição de fumar nos espaços públicos. Os resultados deste estudo indicam que a maioria esmagadora dos portugueses apoia esta medida.

Considerando os vários locais onde é proibido fumar, o máximo de apoio vai para lugares de atendimento ao público (97%!) e o mínimo para a categoria que engloba bares, pubs e discotecas (79%). Estes dados são equivalentes aos já apurados num estudo prévio à implementação da Lei (Eurobarómetro 2006).
Por outro lado, apenas 35% dos portugueses considera que a Lei está a ser totalmente cumprida. Uma percentagem maior (43%) responde que a Lei está a ser moderadamente cumprida, mas devemos considerar esta resposta como insuficiente – quando se trata de cumprir uma Lei, a nossa exigência terá que ser elevada e tudo o que estiver abaixo de “cumprimento total” é insuficiente.
Quando apenas 35% dos portugueses pensa que a Lei está a ser totalmente cumprida, a conclusão é evidente: É necessária mais informação sobre as normas que a Lei institui, maior sensibilização para o cumprimento dessas normas e a uma efectiva fiscalização da sua aplicação.

 


o Infotabaco
o Infotabaco é um espaço desenvolvido pela Linha SOS Deixar de Fumar um serviço do Instituto Nacional de Cardiologia Preventiva.
Linha SOS – Deixar de Fumar 808 20 88 88
- Informação sobre tabaco.
- Aconselhamento e Apoio para Deixar de Fumar.
- Funciona nos dias úteis das 13h às 21h.
questões
O Infotabaco também é um espaço onde pode colocar as suas questões sobre tabagismo. Se quiser que a sua questão e respectiva resposta sejam publicadas neste blog deve referi-lo expressamente. Caso contrário responderemos por email.
Envie a sua questão
formação
Deixar de Fumar sem Engordar (INCP) - Seminário Gratuito com inscrição obrigatória
Instituto Nacional de Cardiologia Preventiva, Lisboa
16 de Dezembro de 2009, 15.00, inscrições limitadas a 15 pessoas (geral@incp.pt)
pesquisar neste blog
 
blogs SAPO