Informação sobre tabaco. Aconselhamento e apoio para deixar de fumar.
publicado por InfoTabaco | Segunda-feira, 23 Março , 2009, 08:07

Tentei deixar de fumar em Agosto. Consegui durante perto de um mês. Estava em férias, descansada, etc. Em Setembro, quando retomei o contacto com pessoas que fumam, comecei a pedir cigarros. Com o recomeço do meu trabalho - na Universidade comecei a fumar mais, sempre pedindo algum cigarro a alguém. Agora recaí de novo e voltei a comprar tabaco. Que fazer para vencer esta fase de cansaço de trabalho, um pouco de depressão e ansiedade que me leva de novo uma vontade invencível de fumar??? Luísa

É importante reflectir sobre o que vai ganhar quando deixar de fumar e sobre o que pensa poder perder.

Qual a importância que os cigarros ainda têm na sua vida? Como imagina o seu dia-a-dia sem cigarros?

Recorde, também, os momentos em que conseguiu estar mais tempo sem fumar e o que fez para o conseguir?

Este exercício de reflexão vai permitir-lhe aceder a pistas que a poderão ajudar a implementar algumas estratégias para ajudar a para deixar de fumar.

Procure fazer algumas mudanças no seu comportamento, como por exemplo, estabelecer regras para fumar. Se fuma em casa, poderá definir um lugar para fumar (por exemplo, junto à janela) e arrumar, longe desse lugar e separadamente, os materiais que precisa para fumar, como o isqueiro, o cinzeiro e o maço de cigarros. Esta mudança vai dificultar o hábito e diminuir o número de cigarros fumados. Areje a casa e perfume-a. Arrume todos os que associa ao hábito de fumar.

Marque uma data a partir da qual sinta que está preparada para assumir o compromisso consigo própria – este compromisso é o da mudança de comportamento e a data que escolher será aquela em que a partir daí deixará de fumar.

Até lá, fume apenas os cigarros que lhe dão mais prazer mas, fume-os em tempos diferentes – por exemplo: se está habituada a fumar com a mão direita, fume com a mão esquerda, se fuma depois do café, fume antes do café, se fuma após as refeições fume antes das refeições. Deste modo, está a diminuir o prazer que sente ao fumar e a preparar-se, com suavidade, para a data em que deixará de fumar definitivamente.

Existem vários métodos que apoiam uma tentativa para deixar de fumar e a tornam menos agressiva.

Aconselhamos que recorra ao seu médico de família/farmacêutico ou que ligue para a Linha SOS-Deixar de Fumar para que possamos acompanhá-la neste processo, e fornecer-lhe mais orientações.

Um abraço, Desejamos-lhe sucesso!

Para mais informações e/ou aconselhamento pode ligar para a Linha SOS - Deixar de Fumar (808 20 88 88- dias úteis das 13h às 21h)


o Infotabaco
o Infotabaco é um espaço desenvolvido pela Linha SOS Deixar de Fumar um serviço do Instituto Nacional de Cardiologia Preventiva.
Linha SOS – Deixar de Fumar 808 20 88 88
- Informação sobre tabaco.
- Aconselhamento e Apoio para Deixar de Fumar.
- Funciona nos dias úteis das 13h às 21h.
formação
Deixar de Fumar sem Engordar (INCP) - Seminário Gratuito com inscrição obrigatória
Instituto Nacional de Cardiologia Preventiva, Lisboa
16 de Dezembro de 2009, 15.00, inscrições limitadas a 15 pessoas (geral@incp.pt)
pesquisar neste blog
 
blogs SAPO