Informação sobre tabaco. Aconselhamento e apoio para deixar de fumar.
publicado por InfoTabaco | Segunda-feira, 04 Maio , 2009, 18:40

A exposição ao fumo do tabaco aumenta em 44% o risco de demência. Este estudo é mais uma evidência que aponta para os malefícios do tabagismo, não só para os fumadores, como também, para os não fumadores.

As pessoas expostas ao fumo do tabaco podem enfrentar um risco 44% superior de desenvolverem demência, concluiu um estudo publicado na revista online BMJ, e realizado pela Universidade de Cambridge. Foram recolhidos dados relativos a 4.800 não fumadores e fumadores, com uma média de 50 anos de idade. Foram feitas análises a amostras de saliva para detectar os níveis de nicotina, bem como, testes neuropsicológicos para determinar o estado do funcionamento cerebral e cognitivo. O estudo concluiu que os voluntários com níveis mais elevados de nicotina apresentavam um risco 44% mais elevado de desenvolverem  défice cognitivo. Mesmo nas pessoas com baixos níveis de nicotina na saliva, foi detectado um risco significativo de défice cognitivo.

Fonte:http://www.at-suisse.ch


o Infotabaco
o Infotabaco é um espaço desenvolvido pela Linha SOS Deixar de Fumar um serviço do Instituto Nacional de Cardiologia Preventiva.
Linha SOS – Deixar de Fumar 808 20 88 88
- Informação sobre tabaco.
- Aconselhamento e Apoio para Deixar de Fumar.
- Funciona nos dias úteis das 13h às 21h.
formação
Deixar de Fumar sem Engordar (INCP) - Seminário Gratuito com inscrição obrigatória
Instituto Nacional de Cardiologia Preventiva, Lisboa
16 de Dezembro de 2009, 15.00, inscrições limitadas a 15 pessoas (geral@incp.pt)
pesquisar neste blog
 
blogs SAPO