Informação sobre tabaco. Aconselhamento e apoio para deixar de fumar.
publicado por InfoTabaco | Sexta-feira, 07 Setembro , 2007, 11:32
Tabagismo passivo é a inalação do fumo que existe no meio ambiente como resultado da queima do tabaco. O fumo do tabaco contém muitas substâncias (mais de 4.000) entre as quais se encontram substâncias cancerígenas, tóxicas e irritantes. Por isso, não existe limite de segurança para a exposição dos seres humanos a este fumo, ou seja, essa exposição é sempre perigosa. Em geral, este fumo é o principal poluidor dos espaços fechados prejudicando fumadores e não fumadores.
Mas o tabagismo passivo não ocorre apenas em ambientes fechados. Somos também vítimas deste fumo quando circulamos na rua e um fumador liberta o fumo do seu cigarro para cima de nós.
É necessário combater a ideia que fumar à janela resolve o problema. O fumo é muito móvel e desloca-se para os espaços interiores ou toca nas roupas deixando aí as substâncias nocivas que contém.
E quais são em concreto as consequências da exposição a este fumo?... irritação nos olhos, manifestações nasais, tosse, cefaleias, aumento dos problemas alérgicos, principalmente das vias respiratórias, para além do aumento dos problemas cardíacos causados pelo aumento da pressão arterial. Adultos não fumadores expostos ao fumo do tabaco aumentam cerca de 30% o risco de cancro de pulmão e 24% o risco de enfarte. As crianças com pais fumadores têm risco mais elevado de infecções respiratórias, bronquiolites, asma, otite e infecções da garganta. Os bebés que vivem em ambientes com fumo aumentam 5 vezes o risco de morrerem subitamente sem uma causa aparente (Síndrome da morte súbita infantil). Grávidas expostas ao fumo passivo aumentam o risco de aborto e malformações, atraso de crescimento intra-uterino, parto prematuro e redução do peso do bebé ao nascer.
Segundo um estudo europeu, divulgado em Agosto de 2006 estima-se que o tabagismo passivo causa mais de 79 mil mortes por ano na União Europeia, das quais 1519 em Portugal.
O problema do fumo passivo não deve servir para dividir fumadores e não fumadores. Pelo contrário. Sendo este fumo o principal agente poluidor dos espaços fechados, os problemas que causa prejudicam todos, fumadores e não fumadores.

o Infotabaco
o Infotabaco é um espaço desenvolvido pela Linha SOS Deixar de Fumar um serviço do Instituto Nacional de Cardiologia Preventiva.
Linha SOS – Deixar de Fumar 808 20 88 88
- Informação sobre tabaco.
- Aconselhamento e Apoio para Deixar de Fumar.
- Funciona nos dias úteis das 13h às 21h.
formação
Deixar de Fumar sem Engordar (INCP) - Seminário Gratuito com inscrição obrigatória
Instituto Nacional de Cardiologia Preventiva, Lisboa
16 de Dezembro de 2009, 15.00, inscrições limitadas a 15 pessoas (geral@incp.pt)
pesquisar neste blog
 
blogs SAPO