Informação sobre tabaco. Aconselhamento e apoio para deixar de fumar.
publicado por InfoTabaco | Sexta-feira, 05 Dezembro , 2008, 10:09

Olá! Gostaria de saber como poderei deixar de fumar sem recorrer a medicações obrigada . José Pedro

 

Caro José Pedro,

Agradecemos o seu contacto e felicitamo-lo por estar a tentar deixar de fumar.

Deixar de fumar não é uma tarefa fácil, porém, é possível. Dois aliados do sucesso são uma boa preparação e um plano definido para parar de fumar. Por outro lado, lembramos que a disponibilidade para mudar o seu comportamento enquanto fumador, encarando o deixar de fumar como um conjunto de etapas a vencer, é fundamental para o sucesso.
 

Para melhor se preparar sugerimos que registe numa folha de papel como decidiu deixar de fumar, as razões porque quer deixar de fumar e as razões porque continua a fumar. Esta reflexão vai ajudá-lo a compreender porque fuma e porque é tão difícil deixar o cigarro. Reflicta sobre o que pode acontecer de pior e de melhor se não fumar e o que pode acontecer de mais positivo e negativo se fumar; porque é que fuma e o que procura em cada cigarro que acende. De certa maneira está a tentar compreender o que ganha e o que perde enquanto fumador e não fumador.

Em segundo lugar, procure fazer algumas mudanças no seu comportamento, como por exemplo, estabelecer regras para fumar. Se fuma em casa, poderá definir um lugar para fumar e arrumar, longe desse lugar e separadamente, os instrumentos que precisa para fumar, como o isqueiro, o cinzeiro e o maço de cigarros. Esta mudança vai dificultar o hábito e diminuir o número de cigarros fumados.

Quando sentir que está preparado para assumir um compromisso consigo próprio marque uma data para parar de fumar. Até lá, fume apenas os cigarros que lhe parecerem mais importantes, mas faça-o de modo diferente - por exemplo: se está habituado a fumar com a mão direita, fume com a mão esquerda, se fuma depois do café, fume antes do café, se fuma após as refeições fume antes das refeições... deste modo está a diminuir o prazer que sente ao fumar o cigarro e a preparar-se com suavidade para a data em que deixará de fumar completamente.

Se a experiência não resultar, recomendamos que não desista. A consulta de um profissional preparado para ajudar a deixar de fumar é uma alternativa que deve contemplar.

Desejamos-lhe sucesso e felicidades!

 

Para mais informações e/ou aconselhamento pode ligar para a Linha SOS - Deixar de Fumar (808 20 88 88- dias úteis das 13h às 21h)

tags:

o Infotabaco
o Infotabaco é um espaço desenvolvido pela Linha SOS Deixar de Fumar um serviço do Instituto Nacional de Cardiologia Preventiva.
Linha SOS – Deixar de Fumar 808 20 88 88
- Informação sobre tabaco.
- Aconselhamento e Apoio para Deixar de Fumar.
- Funciona nos dias úteis das 13h às 21h.
formação
Deixar de Fumar sem Engordar (INCP) - Seminário Gratuito com inscrição obrigatória
Instituto Nacional de Cardiologia Preventiva, Lisboa
16 de Dezembro de 2009, 15.00, inscrições limitadas a 15 pessoas (geral@incp.pt)
pesquisar neste blog
 
blogs SAPO